fbpx
Casal em caverna Waitomo Caves
Getty Images

Viajar para a Nova Zelândia é a certeza de ver paisagens exuberantes por todo lado e viver experiências inesquecíveis. Waitomo Caves é um desses locais incríveis no país que encanta absolutamente todo visitante.

E não poderia ser diferente. Afinal, imagina navegar por uma atmosfera mágica no interior de cavernas enormes e brilhantes? É exatamente isso que o passeio por esse lugar oferece!

Cavernas brilhantes…como assim? É um fenômeno interessante, porém raro, que acontece por lá. Vamos explicar isso direitinho, confira!

Caverna de Waitomo Caves
Getty Images

O que são as Waitomo Caves?

As Waitomo Caves são um complexo de cavernas no norte da Nova Zelândia. Elas se formaram há 30 milhões de anos e hoje ficam embaixo do campo de King Country, uma região agrícola do país.

O passeio pelo local é feito principalmente a pé, mas algumas partes só podem ser acessadas de barco porque estão cobertas por água.

O interior das cavernas é repleto de detalhes e “esculturas naturais” esculpidas nas rochas, como os depósitos de cristais de calcário que descem do teto e das paredes. Além, é claro, do efeito brilhante que o local proporciona.

Enfim, Waitomo Caves é um lugar perfeito para ver de perto as maravilhas que a natureza é capaz de produzir. Certamente você vai se encantar!

Insetos bioluminescentes na caverna de Waitomo Caves
Getty Images

Mas afinal, de onde vem o brilho de Waitomo Caves?

Bem, aqui vamos ter que voltar às aulas de Biologia para explicar essa história.

Você já ouviu falar em insetos bioluminescentes? É isso mesmo, insetos que brilham! Esses são os glowworms (no inglês, glow = brilho e worm = inseto), uma espécie que só existe na Nova Zelândia.

Os glowworms emitem uma luz azul brilhante pela cauda e adoram locais frios, úmidos e escuros. Assim, eles encontraram o ambiente perfeito para se reproduzir dentro das grutas de Waitomo Caves e passaram a viver em grande quantidade por lá.

O resultado disso é que o teto e as paredes das cavernas estão absolutamente tomados por esses bichinhos, produzindo um cenário mágico.

Quando você entrar nos túneis de Waitomo Caves vai sentir como se estivesse contemplando de perto uma constelação. É uma experiência fantástica!

Caverna de Waitomo Caves durante o dia
Getty Images

Como chegar em Waitomo Caves?

A região de Waitomo Caves fica a aproximadamente 435 km de Wellington, a capital do país. Você pode chegar lá de ônibus, de carro alugado ou junto a uma excursão, o que facilita e torna mais seguro o deslocamento.

A dica é partir de Rotorua, que fica a 150km das cavernas, cidade conhecida pelas fontes de água termal, piscinas de lama e vulcões. Também considerado um espetáculo da natureza!

Esses dois destinos estão previstos no nosso roteiro de viagem pela Austrália e Nova Zelândia. Clique para saber mais detalhes do pacote!

Quanto tempo ficar em Waitomo Caves?

De acordo com a experiência da maioria dos visitantes, um dia é suficiente para conhecer todas atrações da região e a beleza das cavernas.

Depois disso, você pode visitar outro destino imperdível que fica bem próxima dali: Auckland, a cidade mais importante da Nova Zelândia. É o lugar ideal no país para quem quer fazer compras e conhecer bons restaurantes.

E então, você gostou das nossas dicas de viagem de hoje? Conte com Mala e Cuia para saber mais detalhes e programar uma viagem inesquecível para esse destino ainda pouco explorado.

Até a próxima!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese