fbpx
Basilica of Our Lady of the Rosary, Fatima, Portugal

#ViajaremosEmBreve

Ao viajar para Portugal, é imprescindível conhecer seus locais de fé, como as incríveis igrejas e grandes santuários. As construções refletem a história e cultura do país, destacando a fé católica dos portugueses ao longo dos séculos. Portugal é um roteiro de muitas atrações, e hoje destacamos os templos, cultos e comemorações religiosas que podemos percorrer em busca do sagrado ou de conhecermos nós próprios.

Quando falamos de um turismo religioso, Fátima é o destino que pensamos. A cidade é o centro da fé católica portuguesa e possui um dos principais santuários do mundo. Conheça junto com a gente mais sobre esse local encantador!


A história começou com as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, em 1917. Segundo a fé católica, foi no mês de maio que se iniciaram as aparições, no local conhecido como Cova da Iria. Ali ficava uma árvore azinheira na qual a Santa apareceu. Em 2019, a capelinha das aparições completou 100 anos desde a sua construção

Fatima in Portugal, sanctuary, catholic church

Com o aumento de visitantes a cada ano, foi necessário  ampliar as instalações para acolher os peregrinos e foi construída, em 1953, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Ali estão sepultados os pastorinhos Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto e o local pode ser visitado a pé. Próximo dali está a Colunata que encanta e lembra as construções feitas por romanos. Ela é um conjunto de 200 colunas inteiras e meias que fazem parte da via-sacra. Nelas, estão 17 imagens, entre os santos que se fizeram presentes em Fátima e os que foram apóstolos.

Basilica of Our Lady of the Rosary, Fatima, Portugal

 O Santuário também conta com o Recinto das Orações, a Capela das Aparições, o Centro Pastoral Paulo VI, Casas de Retiro e a Igreja da Santíssima Trindade. Os fiéis ainda podem visitar as capelinhas da Via Sacra e o Calvário, ou reconstituir a história dos três videntes visitando a Loca do Anjo, Valinhos, as Casas e o Poço dos Pastorinhos. 

Fátima é um cidade maravilhosa, não é mesmo?! Agora que você sabe mais, imagina que incrível visitar esses locais? Em breve estaremos juntos!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese