fbpx
Preparar fisicamente para uma viagem internacional
Rawpixel

Quando estamos explorando um lugar novo, a tendência é querer aproveitar cada segundo. Some isso à ansiedade de seguir o roteiro para que não haja nenhum imprevisto e também à necessidade de se adaptar a um lugar completamente diferente, mesmo que seja só por alguns dias.

Pensando no seu bem-estar e para que você aproveite a sua viagem da melhor maneira possível, nós, da Mala e Cuia, trouxemos diversas recomendações para melhorar o seu condicionamento físico.

Caminhadas e exercícios leves

Em um único dia de viagem, é bem provável que você caminhe mais do que está acostumado no dia a dia. Se você tem uma viagem de 15 dias marcada, por exemplo, os especialistas sugerem que você comece a se exercitar com três meses de antecedência.

Uma boa dica é fazer exercícios em locais com paisagens que sejam motivadoras para você. À beira da praia ou em um lugar mais tranquilo, como uma praça ou um sítio, com bastante área verde, são boas opções.

Se você tem a ideia de levar uma bolsa ou uma mochila durante a viagem, carregue-a durante os exercícios. O recomendando é transportar apenas 5% do seu peso, no máximo! Não queremos uma lesão por excesso de peso antes mesmo do embarque, não é mesmo?

Lembre-se de manter-se bem hidratado e de usar protetor solar (precauções que deverão ser mantidas quando você chegar ao seu destino!).

Invista em um calçado de boa qualidade

Calçado Confortável
Freepik

Escolher um calçado de qualidade pode ser determinante para que você tenha uma boa experiência durante a viagem! Porém, considere qual o destino antes de escolher o modelo.

Para passeios a céu aberto como trilhas, por exemplo, as melhores opções são calçados estilo “bota” com solado grosso, que oferecem maior estabilidade para um terreno irregular.

Para longas caminhadas em centros urbanos, o ideal é usar tênis com telas e redinhas que facilitam a transpiração dos pés. Se você pretende viajar para um destino com neve, o ideal é optar por um calçado de couro ou com qualquer outro tecido que seja resistente à umidade.

Uma característica que deve ser considerada em qualquer situação: o calçado deve ser confortável! E para facilitar a sua adaptação, utilize-o semanas antes da viagem para evitar alguma lesão.

Check-up médico é recomendado

Check-up e contratação de seguro saúde são obrigatórios
Freepik

Se você sofre de alguma doença crônica como diabetes ou hipertensão e toma alguma medicação regularmente, certifique-se de pedir ao seu médico a prescrição do tratamento, caso seja questionado por alguma autoridade durante a viagem ou precise adquirir o remédio no exterior.

Verifique também se a sua carteira de vacinação está atualizada e pesquise quais vacinas são obrigatórias para o destino que você está viajando.

Em países da Ásia e da África, por exemplo, são recomendadas as vacinas para hepatite A e B. Independente do destino, são recomendadas a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche). Para ter certeza de que você está em condições físicas de viajar, o melhor é fazer um check-up completo com o seu médico.

Seguro-saúde

Alguns destinos internacionais exigem a contratação de um seguro-saúde do viajante. Os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, por exemplo, exigem seguro obrigatório com cobertura mínima de 30 mil euros.

Em geral, os seguros-saúde cobrem possíveis despesas médicas, hospitalares e odontológicas. Porém, se você sofre de alguma condição especial é interessante confirmar se o seguro que você está contratando terá essa cobertura. Geralmente, eles cobrem situações de crise ou emergência causadas por alguma doença crônica. De qualquer forma, recomendamos tirar todas as dúvidas que surgirem antes de viajar.

Leia mais informações sobre contratação de um seguro viagem

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para você! Qualquer dúvida deixe um comentário que a nossa equipe terá prazer em responder. Até o próximo post!


Total
74
Shares
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese