fbpx
Vacinas para viajar

Se você está pensando em fazer uma viagem internacional, é melhor ficar atento. Isso pois alguns países exigem certos cuidados antes mesmo de embarcar no avião. Um deles é ter algumas vacinas em dia

Veja quais são todas as vacinas para viajar e porque a obrigatoriedade em alguns lugares!

Por que alguns países exigem vacinação?

Quando um país determina que os turistas só entrem em seu território se estes estiverem imunizados de certas doenças, não significa que o país apresenta risco de contaminação. Muito pelo contrário, a nação quer apenas se precaver que visitantes cheguem por lá com doenças ou contaminações. 

Como ainda há casos de doenças contagiosas no Brasil, alguns países exigem medidas para evitar que epidemias aconteçam em seu território.  Uma maneira de controlar tal situação é através da vacinação. Por isso, é muito importante estar bem preparado e ter as vacinas em dia, não é mesmo?

Você pode gostar: como se preparar fisicamente em uma viagem internacional

Quais vacinas são recomendadas?

Essa questão depende do país que você irá visitar. Como são diversos tipos de padrões e exigências, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou um sistema onde é possível descobrir as precauções necessárias relacionadas à vacinação para visitar  cada país. 

Basta acessar a página CIVNET e escolher a aba “Exigência de Viagem”. Depois, digite o país de destino e veja os detalhes dessa opção. 

Mesmo que o país ao qual você irá viajar não exija uma carteira de vacinação, existem algumas imunizações que podem ser feitas por precaução. Por causa disso, a Anvisa recomenda que antes de fazer qualquer viagem para o exterior, o turista tenha em dia as vacinas:

  • febre amarela;
  • tétano;
  • febre tifóide;
  • difteria;
  • hepatites A e B;
  • tríplice viral e;
  • antirrábica.

Quanto tempo antes da viagem a vacina precisa ser tomada?

Outra informação que irá depender da nação de destino. De acordo com as normas prescritas pela Anvisa, todo o tipo de imunização deve ser feita entre seis e oito semanas antes da viagem. Já no caso da febre amarela, a vacina deve ser tomada, com antecedência mínima de 10 dias antes de iniciar a viagem.

É muito importante respeitar o prazo para fazer essas vacinas, já que as companhias aéreas possuem o direito de negar o embarque da sua viagem se você não estiver imunizado de acordo com os requisitos de cada país!

Evite surpresas desagradáveis no seu embarque

Com todas essas informações fica muito mais fácil de garantir um passeio agradável, sem preocupações e surpresas na hora do embarque. Fique por dentro também das dicas de saúde para viagem de avião e fique ainda mais preparado ainda para visitar outros países. Boa viagem!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese