fbpx
colinas-de-gola-ira
Fonte: Pixabay

A antiga Pérsia, hoje Irã, é um verdadeiro tesouro da antiga civilização a céu aberto, de onde derivam conceitos filosóficos, matemáticos, literários e culturais que hoje fazem parte do mundo ocidental, advindos graças às rotas comerciais e a sucessivos episódios de dominação entre as culturas.

Em termos turísticos, atualmente o Irã está começando a explorar melhor o seu potencial, sendo um bom momento para visitar o país, que conta com uma boa estrutura turística, e oferece diversas atrações e lugares maravilhosos para visitar!

Quer saber mais sobre esse lugar misterioso, belo e surpreendente? Nós, da Mala e Cuia, separamos algumas dicas e informações sobre a história, o turismo e a cultura do Irã. Vamos lá?

1 – História

O atual território do Irã fica localizado no berço de uma das maiores civilizações e o maior império do mundo. Dominado por Alexandre, o Grande, o rei da Macedônia tinha como objetivo aumentar o seu território e unir as culturas do Ocidente e do Oriente.

O antigo Império Persa foi fundado em 539 a.C. por Ciro. Em 642, os árabes conquistaram a região e converteram os habitantes ao islamismo. Em 1935, um decreto real mudou o nome do país de Pérsia para Irã, deixando muitas histórias de diversos povos pelas ruas e arquiteturas da região.

2 – Turismo

Conhecer o Irã é participar de uma incrível aventura, repleta de paisagens e lugares majestosos, patrimônios históricos milenares, cultura exótica e uma culinária surpreendente. Além de experiências que deixam qualquer turista maravilhado, o povo iraniano é considerado por viajantes experientes como um dos mais hospitaleiros do mundo.

Relacionado ao clima, o Irã tem uma extensão imensa, o que faz o clima variar muito. Na capital Teerã, são comuns os registros de temperaturas que ultrapassam os 40ºC ao mesmo tempo em que é possível aproveitar a neve e esquiar em outras cidades. O ideal é optar pela primavera para conhecer a região, entre os meses de março e maio.

Entre os pontos turísticos que não podem faltar no seu roteiro de viagem, estão:

  • Teerã: desde suas arquiteturas históricas até o comércio de jóias e pedras preciosas, A capital do Irã possui diversas maravilhas a serem descobertas.
  • Shiraz: destaque para a Mesquita Narisol Molk, a cidade de Shiraz fica 1.580 metros de altitude! Você também não pode deixar de visitar o Palácio jardim Narenjestan, o complexo Wakil e o Mausoléu Shah Cheraq;
  • Passagarde: fundada pelo famoso rei Ciro no século VI a.C, por lá, você pode visitar o túmulo do criador da cidade: uma imponente construção que se manteve intacta ao longo do tempo;
  • Isfahan: considerada uma das mais belas cidades iranianas, Isfahan é declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por suas mesquitas, palácios, e outros monumentos que foram transferidos integralmente para uma nova cidade!

3 – Cultura

O Irã tem uma longa história cultural com a presença de muita arte, música, arquitetura, poesia e filosofia. A tradição literária iraniana, por exemplo, embora não tão conhecida no mundo Ocidental, é muito rica e variada,

Para vivenciar a cultura local, uma das melhores opções é caminhar sem pressa pelos bazares iranianos. As opções de compra são muitos amplas , com variadas opções de roupas, lembranças, chás, ervas, artigos para cozinha, decoração, tapetes, lenços e até joias.

Agora que já sabe tudo sobre a história, turismo e cultura do Irã, vem conosco para uma viagem inesquecível!


Irã

Confira todos os detalhes do pacote (valores, datas, hotéis, serviços, etc).

Total
2K
Shares
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese