fbpx
Varsóvia vista de cima
GettyImages

Apesar de pequena, a Polônia é um país imensamente rico em cultura e paisagens. Conhecida e visitada por ser o local com a maior herança histórico-cultural judaica, vale a pena imergir na história do país e viver experiências inesquecíveis.

Reunimos as principais cidades e pontos turísticos do país para você ficar sabendo dos lugares que são imperdíveis no seu roteiro para a Polônia. Vem conferir!

Varsóvia

Charrete em meio a cidade de Varsóvia
GettyImages

A capital e maior cidade da Polônia é parada certa para qualquer turista que vai visitar o país. A cidade tem a combinação perfeita entre cantinhos verdes — pelos parques que há por lá — com a história e as ruínas que existem por todos os cantos.

Alguns pontos turísticos imperdíveis são o Palácio das Águas, o Teatro da Ilha, o Orangery e o Palácio Real. 

Também vale a pena visitar a antiga área do gueto judeu e o Museu de história dos judeus poloneses. E não deixe de curtir uma caminhada pelas ruas da cidade para observar os detalhes!

Cracóvia

Cidade de Cracóvia vista de cima
GettyImages

Localizada no Sul da Polônia e fazendo fronteira com a República Tcheca, a cidade de Cracóvia já traz um toque mais tecnológico para toda a história polonesa. Por isso, apesar de não ser a capital, é o local mais visitado no país.

O que chama a atenção é a arquitetura medieval e a grande oferta de programas culturais. Não deixe de visitar a Basílica de Santa Maria e Renaissance Cloth Hall, duas construções extremamente marcantes na história.

Torun

Cidade de Torun vista em fim da tarde
GettyImages

Considerada a jóia medieval do país, Torun é uma das cidades mais conservadas da Polônia. O local também é um porto fluvial e foi construído por cavaleiros teutônicos. Na época, a intenção era ser uma base de evangelização da Prússia.

É uma cidade amuralhada e cheia da arquitetura gótica e toda sua extensão é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Passear por lá é o próprio ponto turístico: os edifícios históricos e os antigos muros milagrosamente intocados pós guerra proporcionam uma experiência incrível.

Auschwitz

Entrada de Auschwitz
O Globo

Auschwitz é o maior símbolo do holocausto, já que a Polônia foi um dos países que mais sofreu as consequências da Segunda Guerra Mundial. Esse destino, portanto, não é daqueles para apreciar, mas para refletir e conhecer a história! 

Nesta cidade foi construído o maior campo de concentração da época e o local se tornou um grande museu. A visita costuma ser muito dolorosa, mas é imperdível para quem gosta de história. Uma dica é combinar a ida à cidade quando for a Cracóvia, pela proximidade dos dois destinos.

Lodz

Cidade de Lodz na Polônia
GettyImages

Considerada a cidade mais estilosa da Polônia, Lodz foi por muito tempo um centro da cultura judaica e guarda muita história até hoje. É pertinho de Torun e também vale a pena fazer essa visita combinada!

O Museu Lodz Poznanski, localizado num edifício do século XIX e o Cemitério Judeu de Lodz, que é o maior cemitério judeu da Europa, são os pontos altos da cidade.

Gdansk

Cidade de Gdansk na Polônia
GettyImages

Conhecida pelo seu porto marítimo, Gdansk é uma cidade com uma atmosfera especial. A arquitetura é distinta e existem pessoas do mundo inteiro por lá, justamente pelo desenvolvimento em comércio marítimo.

Entre os passeios pelas ruas que combinam história com modernidade, vale a pena experimentar a gastronomia com frutos do mar. E se der tempo, não deixe de fazer passeios de barco!

Viu só como a Polônia é surpreendente? Há paisagens, histórias e passeios para todos os gostos. Um país tão rico em cultura merece uma viagem dedicada a conhecer cada um de seus cantinhos, não é? Confira nosso roteiro completo para Polônia e boa viagem!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese