fbpx
Praça no Vaticano
Pixabay

A capital da Itália é um dos destinos preferidos de quem viaja à Europa. Não é por menos: a cidade tem uma beleza de encher os olhos, além de oferecer opções culturais e culinárias incríveis. Mas, com tanta atração, você sabe o que fazer em Roma?

Listamos neste mapa os pontos turísticos e passeios que você não pode perder quando estiver na capital italiana (clique nos pontos vermelhos para conferir). Mais abaixo, veja porque cada um desses lugares é especial.

E o melhor é que é possível ver tudo em apenas três dias, conforme prevê nosso pacote de viagem para Roma. Depois, você pode aproveitar o clima e as belas praias da ilha da Sicília, com a certeza de que aproveitou bem tudo o que Roma tem a oferecer

Conheça o Vaticano, morada oficial do Papa

Esse é, sem dúvida, um local emblemático na capital italiana. O Vaticano fica no coração de Roma e é a sede da Igreja Católica.

Milhares de fiéis se reúnem todo domingo na Praça São Pedro, no centro do Vaticano, para ver o Papa Francisco rezar orações por uma das janelas do complexo.

Independente de sua religião ou crença, vale a pena tentar ver a missa do Papa: garantimos que a experiência vai marcar sua viagem.

Roma Vaticano
Pixabay

Visite a Capela Sistina

Depois de conferir a Basílica de São Pedro por dentro, entre também no Museu do Vaticano. O local reserva obras de arte de diversos artistas renomados, arquitetura imponente e a atração que todos querem ver: a Capela Sistina.

Mas fique atento, porque não é permitido tirar fotos no interior da capela. Então observe tudo atentamente para gravar os detalhes desse lugar incrível em sua memória.

Pintura no teto da Capela Sistina
Fonte: Pixabay

Veja a beleza da Praça da República 

A Praça da República é uma das mais importantes e belas praças de Roma. O largo conta com uma edificação semicircular (cujo nome é êxedra) e uma imponente fonte no centro. 

À noite, a iluminação cria um jogo de luz e sombra na construção, conferindo uma aura mágica ao lugar. Quando estiver lá, observe as estátuas das ninfas na Fonte das Náiades, construídas em 1901.

Circule pelas ruínas e sinta-se na Roma Antiga

Caminhar pelo Fórum Romano é realmente como voltar alguns séculos no passado e se sentir na Roma Antiga.

Ele era semelhante a uma mini cidade: ou seja, reunia os principais prédios, edificações, templos e órgãos públicos da época, além de opções de comércio e lazer. 

Hoje, restam apenas as ruínas que relembram a história.

O local é extenso e cheio de escadas e degraus, então prepara-se para a visita: use sapatos confortáveis, leve garrafa d’água e tenha algum acessório para se proteger do sol.

Ruínas em Roma
Pixabay

Encante-se pela magia do Coliseu

O Coliseu é o mais famoso monumento de Roma, mas muitas pessoas desistem de visitá-lo por conta da longa fila de espera para entrar.

A nossa dica é não deixar a impaciência vencer: a visita ao Coliseu é imperdível. Por ser uma construção muito bem preservada, você pode aprender bastante sobre a história romana por meio desse monumento.

Afinal, o anfiteatro sediou incontáveis batalhas entre gladiadores e recebia públicos de mais de 90 mil pessoas.

Coliseu em Roma
Pixabay

Passe pelo Circo Máximo e as Termas de Caracala

Além dos anfiteatros, outro centro de lazer importante na Roma Antiga era o Circo Máximo.

Nele, aconteciam jogos públicos, corridas de carro, maratonas, competição de cavalos —  tudo feito com base em apostas.

Já as Termas de Caracala era um complexo de águas termais onde os romanos tomavam banhos públicos, faziam cultos, passeavam pelos jardins, entre outras atividades.

Assim como o Fórum Romano, hoje existem apenas resquícios do que foram esses lugares. Mas são ótimos passeios para exercitar a imaginação.

Confira a exuberante Catedral de Roma

Poucos turistas realmente conhecem a Catedral de Roma — a maioria pensa que é a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A verdade é que a catedral da capital italiana é a Basílica de São João de Latrão, localizada nos arredores do Coliseu e do Fórum Romano.

Ela foi a primeira igreja católica do mundo, construída no século IV. A arquitetura barroca e os detalhes da decoração são o grande destaque da construção.

Dê um pulo na Ponte e no Castelo Sant’Angelo

O Castelo Sant’Angelo foi construído para ser o mausoléu de um dos imperadores romanos, virou fortaleza contra os ataques de inimigos e, hoje, permanece muito bem preservado.

Ele oferece uma bela vista 360º da cidade, além de visão privilegiada da Ponte Sant’Angelo com estátuas barrocas. Vale a pena conferir.

Ponte e Castelo Sant’Angelo
Pixabay

Parada extra: Fontana de Trevi, famosa fonte no mundo

Por fim, você não pode ir embora de Roma sem visitar uma das fontes d’água mais famosas do mundo: a Fontana de Trevi.

Repleta de estátuas e esculturas esculpidas no estilo barroco, a Fontana de Trevi já foi cenário de diversos filmes e atrai centenas de turistas diariamente

Lá você pode se divertir jogando moedas na água e tentando a sorte para seus desejos. 

Fontana de Trevi
Pixabay

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a planejar o que fazer em Roma e usufruir bem da sua estadia nessa cidade encantadora. 
Lembre que você pode sempre contar com nossa equipe de Mala e Cuia para encontrar o roteiro certo para você.

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese