fbpx
Paisagem da Indochina

O cinema é uma das principais formas de contato com países diferentes. Além das lindas paisagens das locações, é possível entender um pouco mais sobre a cultura local. Para você que tem interesse em conhecer a região da Indochina, localizada no sudeste asiático – bem ao lado do maior centro das atenções internacionais do momento, o Mar do Sul da China – fique atento ao checklist de filmes obrigatórios para você conhecer mais sobre as principais características sociais e geográficas do local.

Recomendamos que você prepare a sala, pegue um balde de pipoca e desligue as as luzes pois a sinopse de todos os filmes já vai começar a ser listada. Preparado para virar um especialista na Indochina?

1 – Indochina, 1992

filmes para quem quer conhecer a região da Indochina
Fonte: Filmes Online

O filme se passa nos anos 30 e conta a história da plantação de seringueiras de propriedade de Eliane Devries. Esta senhora adota uma jovem princesa órfã da região e com os recursos oriundos da herança da menina, amplia os negócios e aumenta seu espaço de cultivo. A nova relação de mãe e filha torna-se tempestuosa após ambas terem um relacionamento amoroso com o mesmo homem. Este filme retrata perfeitamente as relações econômicas da Indochina na época, além do pudor das relações pessoais na cultura. O filme também se passa na Indochina, logo, é possível entender o aspecto geográfico da região, visto que é falado de negócios com origem na força do homem do campo.

2 – O Amante, 1992

filmes para quem quer conhecer a região da Indochina
Fonte: Livraria Cultura

O filme conta a história de uma jovem nascida na Indochina que, contra os interesses de sua família, se envolve amorosamente com um abastado senhor chinês que tem o dobro de sua idade. Aqui, podemos entender as relações pessoais e os tabus que moldaram a cultura indochinesa, além de ter uma noção do povoamento da região e sua cultura colonizadora.

3 – O Americano Tranquilo, 2002

filmes para quem quer conhecer a região da Indochina
Fonte: gstatic

O Americano Tranquilo é um filme com teor político que remonta a época de guerra no Vietnã, local onde o jornalista Thomas Fowler vive. Baseado no livro de Graham Greene, possui narrativa em primeira pessoa dinâmica ao contar a disputa entre comunistas e capitalistas da época. Assim como os dois outros filmes acima na lista, este conta uma história de paixão que contraria os padrões da época, desta vez entre um jornalista e um médico. É um filme que foi aclamado pela fotografia, embora não tenha arrecadado uma boa bilheteria na época de lançamento.

4 – Bom Dia Vietnã, 1987

filmes para quem quer conhecer a região da Indochina
Fonte: Raridades

Uma comédia e também um drama. Este é um daqueles filmes com teor político que possui uma narrativa leve, mesmo que passando em épocas tensas como o da Indochina no período de Guerra Fria. O filme conta a história do radialista Adrian Cronauer que vai para o Sudoeste da Ásia trabalhar como dj em uma rádio que é operada pelo governo americano. Neste cenário de conflitos, o intérprete se destaca da programação tediosa e ganha a admiração dos moradores locais pela sua coragem ao transmitir músicas boicotadas na época e pelas piadas de duplo sentido transmitidas ao vivo para todos.

5 – The Rocket, 2013

filmes para quem quer conhecer a região da Indochina
Fonte: Google

Filme australiano que se passa totalmente na região das montanhas do Laos. Ele conta a história do pequeno Ahlo, uma criança que foi desprezada pelo pai e pela avó por supostamente trazer azar para a sua família. Ahlo é então desafiado a enfrentar a cultura local para provar que não tem culpa sobre os infortúnios que acontecem em sua vida. Este filme retrata fortemente a cultura e a religião local, que em determinadas regiões guia o comportamento dos seus moradores.


Vietnã, Laos e Camboja

Confira todos os detalhes do pacote (valores, datas, hotéis, serviços, etc)


O que achou da lista de filmes? Preparado para uma sessão de cinema? Depois de assistir, volte aqui e conte qual filme chamou mais a sua atenção. E se ficar com vontade de saber mais sobre a região, veja esse conteúdo onde separamos 5 atrações imperdíveis na Indochina!

Total
35
Shares
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese