fbpx
Fonte: Rawpixel

Viajar para o exterior é sempre uma experiência maravilhosa! Essa é uma ótima oportunidade para entrar em contato com novas culturas e pessoas, conhecer belos pontos turísticos e provar comidas exóticas.

Mas, antes de embarcar para o destino escolhido, é preciso se organizar para não esquecer nada de importante, como os documentos necessários para levar em viagens internacionais. Vamos saber quais são e descobrir as melhores informações sobre eles? Confira agora mesmo!

Passaporte

A apresentação do passaporte é obrigatória para quase todos os países ao redor do mundo. Por causa disso, solicite com antecedência a liberação do seu passaporte, caso ainda não o tenha. Para tirar o passaporte é necessário preencher os seus dados pelo site da Polícia Federal e pagar algumas taxas para receber o documento.

Se já o tiver, verifique a data de validade já que muitos países exigem, no mínimo, seis meses de validade para liberar a entrada de turistas. Por outro lado, se você deseja viajar pela pela América latina, como Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Colômbia, Equador, Paraguai, Venezuela e Peru, é possível viajar apenas utilizando o seu RG (em boas condições e emitido a menos de 5 anos)! Simples, não é mesmo?

Visto

Em seguida, é necessário verificar a exigência de visto para a sua entrada no país escolhido. Todos os países sul-americanos não exigem visto para os brasileiros.

Procure saber com antecedência se o destino escolhido possui ou não esta exigência e qual o local para emitir o documento. Em países como Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Egito, Índia, Japão, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos o visto é obrigatório.

Mas, se você vai para a Europa, o procedimento é diferente. O visto é concedido no momento da sua chegada ao país. Não esqueça de levar documentos que comprovem que o motivo da sua viagem é apenas de lazer, como voucher de hotéis e passeios, passagem de volta, cartão de crédito internacional e dinheiro local em espécie!

Seguro saúde

É imprescindível ter um seguro saúde em todas as viagens ao exterior. Em alguns países, como Alemanha, França e Espanha, ele é obrigatório. Porém, mesmo quando não é exigida, essa assistência vai fazer toda a diferença em caso de acidentes ou doenças.

O seguro saúde vai garantir o seu atendimento médico. Do contrário, será preciso gastar muito dinheiro para realizar consultas, tomar medicamentos e até ficar internado em hospitais no exterior.

Certificado de vacinação

Dependendo do destino, é necessário tomar vacinas específicas. Para isso, consulte a lista da Organização Mundial da Saúde e confira quais países têm essa exigência e qual é o tipo de imunização é necessária para entrar na região! Também é necessário emitir seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) e ter com você junto com os seus documentos de viagem.

Por exemplo, África do Sul, Austrália, Bolívia, China, Colômbia, Coreia do Norte, Costa Rica, Egito, El Salvador, Equador, Filipinas, Índia, Indonésia, Jamaica, Malásia, Maldivas, Panamá e Paraguai são países que solicitam a comprovação da vacina contra a febre amarela.

Entenda: planejar uma viagem internacional é uma tarefa que exige atenção, organização e tempo? Por isso, muitas pessoas escolhem uma operadora de viagem, como a Mala e Cuia, para conhecer o mundo!

Você também pode gostar: Como planejar uma viagem internacional!

Então, o que achou do nosso artigo sobre Documentos para viagem internacional: veja quais são? Se você ainda estiver com alguma dúvida, conte com a Mala e Cuia: teremos o maior prazer em ajudar. Boa viagem!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese