fbpx
Getty Images

Hoje em dia é praticamente impossível ficar sem celular, ainda mais quando estamos viajando! É sempre bom tirar uma foto desse ou daquele ponto turístico e postar nas redes sociais para toda a nossa família ver. O grande problema é que usar a internet nos países estrangeiros pode ser um grande custo, se não for feito da maneira certa.

Você já está com as malas prontas e quer dicas de como usar celular no exterior sem gastar uma fortuna? Pois você está no lugar certo! Abaixo, daremos informações superúteis para quem irá viajar para fora do Brasil e quer ter a liberdade para usar o celular sem custos altos!

Compre um chip de uma operadora local

Essa é a dica mais importante de todas. Para realmente economizar enquanto estiver fazendo viagens no exterior, o ideal é adquirir um chip de uma operadora local. Lá fora, esses chips são chamados de SIM Cards e muitas vezes são encontrados em máquinas de compras automáticas (tipo aquelas de refrigerante, sabe?) sem burocracia envolvida para obter um.

Para comprar um desses, é só escolher a opção que combina mais com a sua necessidade de uso, pagar com cartão ou dinheiro local, adicionar o chip no seu celular, fazer as configurações necessárias e sair usando! Esse tipo de chip é pré-pago, ou seja, você precisa fazer uma recarga de créditos antes de usá-lo. É justamente por causa disso que essa é a opção mais em conta, já que você não terá surpresas depois na sua conta de telefone.

Desativar os dados e o roaming

Como já dissemos, ninguém que viaja para o exterior quer ter uma conta abusiva de telefone após o mês das férias, não é mesmo? Outra dica de ouro, para não ter essa surpresa desagradável, é desativar os dados e o roaming internacional do seu celular.

Muitas pessoas não sabem o que são essas configurações, então, vamos explicar. Os dados, também chamados de dados móveis, são a quantidade de informações que o seu dispositivo recebe ou manda através de uma conexão estabelecida com a Internet via da rede celular. Já o roaming internacional, é o modo que as operadoras permitem o uso  dos chips brasileiros fora do nosso país.

Ter os dois ativados fora da nossa fronteira pode sair muito caro, chegando a ser abusivo. Cada aparelho possui as suas formas para ativar e desativar essas configurações. Por isso, não pense duas vezes e faça o possível para não ter gastos extras em suas viagens.

Utilize as conexões Wi-Fi

Cidades turísticas e grandes metrópoles possuem redes locais, sem fio, gratuitas e espalhadas por toda a região. Uma maneira de usar o celular no exterior sem gastar uma fortuna é ficar de olho nas zonas que há indicação de uma conexão Wi-Fi, que podem ser praças, regiões centrais e pontos turísticos, por exemplo. Claro, se você não consegue ficar desconectado, talvez a melhor forma de usar o seu celular no exterior será comprando um chip de uma operadora local.

Além da preocupação com o uso do celular no exterior, é interessante que você reveja todos os itens indispensáveis em uma viagem internacional, para que não esqueça de providenciá-los. Confira no link acima!

Então, o que você achou das dicas de como usar celular no exterior sem gastar uma fortuna? O que você faz para usar a internet com menos gastos enquanto está de férias em outro país? Comente abaixo!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese