fbpx
Centro da cidade de Cracóvia
GettyImages

Você sabia que Cracóvia já era um local habitado no período paleolítico? E que em 966 se tem registros de que já era considerada um importante centro de comércio? É por isso que, para quem ama história, a Cracóvia é uma parada indispensável no roteiro para Polônia.

Venha conhecer um pouco mais da história desta linda cidade e descobrir quais são os seus principais pontos turísticos.

Curiosidades sobre a história da Cracóvia

Muitas pessoas ainda pensam que a Cracóvia é a capital da Polônia e isso se dá pelo fato de que a cidade realmente já foi a capital por muito tempo no período de 1038 a 1596. Apesar de ter perdido esse posto, o local continuou sendo um centro político importantíssimo.

Outra curiosidade interessante e bastante triste é que a Polônia foi dividida e dominada por muito tempo, estando nas mãos Russas e Austríacas. O país só recuperou sua soberania no século XX, após a Primeira Guerra Mundial.

Apesar destes fatos, a Cracóvia foi uma das poucas cidades que não sofreu grandes danos nas duas guerras mundiais. Por isso, conserva edifícios antigos intactos e é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 

Hoje o local também é considerado o centro religioso e de peregrinação da Polônia, pois seu antigo arcebispo tornou-se o Papa João Paulo II.

O que você não pode deixar de visitar em Cracóvia

A cidade é bem pequena e por isso pode ser explorada em poucos dias. É mais uma vantagem para colocá-la no seu roteiro. A maioria dos pontos turísticos fica no Centro Histórico da cidade, local amuralhado que também é chamado de Cidade Velha.

Aqui vão alguns locais que você não pode deixar de visitar:

1 – Praça do mercado

Conhecida por ser a maior praça da Europa, é um lugar imenso em espaço e beleza. Lá você encontra o mercado que dá nome à praça, construído na época medieval, com diversos souvenirs e artigos típicos para comprar

Além disso, lá você também encontra a Torre da Prefeitura com vários cafés e restaurantes no seu entorno! Um ótimo lugar para fazer uma boa refeição e respirar a atmosfera da cidade.

Praça do mercado em Cracóvia
GettyImages

2 – Basílica de Santa Maria

Esta bela Igreja também fica na Praça do Mercado mas merece um tópico só dela. Foi construída no século XII. A peça do altar tem cerca de doze metros de altura e o interior da igreja impressiona pelo teto com estrelas douradas. Vale a visita e a apreciação!

Basílica de santa maria em Cracóvia
GettyImages

3 – Bairro Judeu

O distrito de Kazimierz é o local onde milhares de judeus viviam no início da Segunda Guerra Mundial. Dali foram levados aos campos de concentração e, por isso, o local tem grande carga histórica

Distrito de Kazimierz em Cracóvia
GettyImages

Também na região, vale a pena visitar o Museu “Fábrica de Esmaltados de Oskar Schindler”, que conta o dia a dia dos judeus naquela época.

4 – Cloth Hall

Construído no século XIII, um dos grandes símbolos do Renascimento presentes na cidade é o famoso Cloth Hall, que foi um dos mais importantes centros comerciais da época. 

O local precisou ser reconstruído após um incêndio, mas ainda é um ícone da cidade abrigando um museu e uma galeria incríveis.

Museu e galeria Cloth Hall em Cracóvia
GettyImages

E aí, malas prontas para conhecer a Cracóvia? Confira nosso roteiro para Polônia e desfruta do melhor que esse país cheio de história e beleza tem a oferecer!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese