fbpx
Vista panorâmica da cidade do Porto em Portugal
Getty Images

Está em busca de um lugar cheio de lindas paisagens, história e boa gastronomia para passar suas próximas férias? Então você precisa conhecer a cidade do Porto (Portugal).

Esse lugar está localizado em meio a morros à beira do Rio Douro, no norte de Portugal e guarda construções, vistas e pontos turísticos incríveis. Confira 6 belezas da cidade que você não pode deixar de visitar quando estiver lá!

Ribeira do Douro

Casinhas coloridas na Ribeira do Douro
Getty Images

Que tal um passeio ao pôr-do-sol na encantadora Ribeira, às margens do Rio Douro? Você vai encontrar um calçadão repleto de turistas, artistas de rua e muitas opções de barzinhos e restaurantes para escolher!

Para quem gosta de História, é bacana saber que a região da Ribeira teve um papel essencial no desenvolvimento do comércio e da própria cidade do Porto (Portugal). 

Todos os produtos e bens que vinham de barco pelo Rio Douro chegavam primeiro ali para depois serem distribuídos para as demais regiões.

Então, seja pela beleza ou pela importância histórica da região, é imperdível conhecer a Ribeira do Douro!

Veja nosso guia de viagem para Portugal: tudo que você precisa saber
antes de ir para lá!

Ponte Dom Luís I

Ponte Dom Luis I iluminada durante a noite
Getty Images

Uma das atrações mais conhecidas da cidade do Porto, sem dúvida, é a Ponte Dom Luís I. Ela aparece em praticamente toda fotografia, cartão-postal e souvenir de lá.

E realmente não tem como não se impressionar com a visão da imponente estrutura de metal que atravessa o Rio Douro, ligando o Porto à região de Vila Nova de Gaia.

Ela foi erguida entre 1881 e 1886 pelo engenheiro alemão Théophile Seyrig e batizada em homenagem ao rei da época, Luís I de Portugal. Hoje, milhares de pessoas fazem essa travessia diariamente.

A dica é atravessar a parte superior da ponte a pé (onde também passa uma linha férrea), observando a vista privilegiada da cidade. O passeio vai render fotos incríveis!

Estação Ferroviária de São Bento

Pessoas caminhando pela Estação Ferroviária de São Bento
Getty Images

A Estação Ferroviária de São Bento é surpreendente! Quem vê a construção por fora talvez nem imagine a beleza que ela guarda no interior.

É só colocar o pé no saguão principal que você vai se deparar com enormes e incríveis painéis de azulejos portugueses pelas paredes. 

Quando estiver lá, não tenha pressa: contemple demoradamente cada um dos painéis que contam histórias das batalhas portuguesas.

Observe também a arquitetura francesa da estação antes de pegar um comboio e partir para o próximo destino português.

Catedral da Sé

Catedral da Sé vista do lado de fora e coluna de mármore no centro da praça
Getty Images | Wikipedia

A cidade do Porto é repleta de símbolos e construções religiosas — e a mais importante delas é a Catedral da Sé.

A construção foi erguida no século XII em estilo barroco e fica no ponto mais alto da cidade, ao lado das muralhas que antigamente serviam para defesa da região.

Em frente à catedral há um grande largo com uma coluna no centro, que era usada no passado para enforcar criminosos. 

Ali você vai poder observar os detalhes da catedral por fora e contemplar uma vista incrível do Rio Douro!

Torre dos Clérigos

Topo da Torre dos Clérigos
Getty Images

Agora, se você quer contemplar uma vista verdadeiramente incrível da cidade do Porto em Portugal, não pode deixar de subir no topo da Torre dos Clérigos, localizada na Cidade Baixa!

De lá, você pode ver as principais construções e edificações da cidade, o Rio Douro e a margem oposta do rio, onde fica a Vila Nova de Gaia e as caves de vinho do Porto.

Esteja preparado para subir muitos degraus — mas garantimos que você não vai se arrepender pelo esforço. Tirar fotos lá do alto é incrível!

O que fazer em Portugal? 8 dicas imperdíveis para fazer no país!

Caves de vinho do Porto

Caves de vinho do Porto
GettyImages

Por fim, você não pode deixar a cidade sem visitar ao menos uma das caves de vinho do Porto, uma das mais famosas e apreciadas bebidas do mundo.

Elas ficam localizadas na Vila Nova de Gaia, na margem do Rio Douro oposta à cidade do Porto (Portugal). 

Ao comprar um passe de visitação, você ganha degustação de diversos tipos de vinhos e um passeio pelo interior das caves junto a um profissional que explica tudo sobre a história e a produção da bebida. Aproveite!

Conheça a cidade do Porto em Portugal com a Mala e Cuia

O Porto é um destino incrível de qualquer forma, mas melhor se você puder visitá-lo em grupo e acompanhado de um guia turístico, não é?

Junte-se ao roteiro Portugal Sonhado de Mala e Cuia e aproveite tudo que o país tem a oferecer com conforto, segurança e ótimas companhias! 

Esperamos por você. Até lá!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese