Visitar a África, especialmente Marrocos, tem sido uma opção cada vez mais procurada pelos turistas. E uma das cidades mais interessantes do país é a isolada Chefchaouen, conhecida como a cidade Azul.
Como o nome revela, ele se dá por conta do fato de quase todas as paredes da cidade serem pintadas de azul, tornando o lugar único. Saiba aqui um pouco mais sobre a cidade e inclua-a no seu roteiro para Marrocos.
Porque a cidade é azul
Apesar de não ter uma teoria comprovada, a versão com mais crédito é a que diz que durante a Inquisição Espanhola vários judeus se mudaram para lá.
Os religiosos, portanto, tinham o costume de pintar as paredes de azul para remeter ao céu e ao divino. Essa explicação faz sentido, visto que até mesmo a bandeira de Israel tem a cor azul.
A atração aos turistas
Um dos principais motivos que faz os turistas serem atraídos à Chefchaouen é o fato da cidade ser muito tranquila, ao contrário dos outros lugares turísticos do Marrocos.
Além do passeio calmo, hoje em dia a Cidade Azul também tem chamado a atenção de cada vez mais influenciadores, blogueiros e fotógrafos, que a usam como cenário para as mais variadas fotografias.
3 lugares para conhecer na Cidade Azul
1 – Praça Uta El-Hamman
Seguindo o clima de calmaria que há na cidade Azul, a principal dica é reservar um tempo para passear pela Medina, que é a parte mais antiga da cidade. Na parte mais central da Medina de Chefchaouen, você encontrará a Praça Uta El-Hamman.
Lá é onde fica o antigo Kasbah, parte mais tradicional da arquitetura marroquina. Além disso, são várias opções de restaurantes deliciosos para fazer uma refeição e lojas que vendem artigos tradicionais para levar souvenirs para casa.

2 – Grande Mesquita
A Grande Mesquita da Cidade Azul fica na principal praça de lá, que já citamos anteriormente. Ou seja: em um só passeio você pode visitar os dois locais, que são bem fáceis de encontrar.
A mesquita foi construída no século XV e o que chama a atenção na sua arquitetura é o formato octagonal, inspirada na vista do Sul da Espanha (Andaluzia). Um detalhe que pode ser um pouco frustrante é o fato de que somente muçulmanos podem entrar na construção.

3 – Cascata de Ras El-Maa e Mesquita Espanhola
Essa é uma pequena cascata que fica no caminho até o alto das Montanhas Rife. Além de bonita, a visita também vale pela experiência antropológica que você pode viver ali ao ver as pessoas usando aquela queda de água para se refrescar ou para lavar roupas.

Seguindo pelo caminho, é possível chegar até a Mesquita Espanhola, onde você pode conhecer essa bela construção feita pelos espanhóis em 1920 e observar a beleza da cidade vista do alto.
A conclusão é que tranquilidade não é sinônimo de tédio, não é mesmo? A Cidade Azul pode proporcionar um clima de paz e ainda assim tem vários lugares incríveis e históricos para conhecer. Confira o nosso roteiro para Marrocos e Espanha e visite Chefchaouen conosco!