fbpx

DNA de viajante

Guia da Mala & Cuia há 13 anos, Cesar Perrone estuda os destinos que não conhece para oferecer experiências diferenciadas aos passageiros

Viajar pelo mundo está no DNA do guia acompanhante Cesar Perrone. Já conduziu milhares de passageiros pelo mundo, ele atua há 13 anos na operadora de viagens Mala & Cuia.

Apesar de ter mais de uma década de experiência, Cesar faz as malas desde muito jovem, porque passear por diferentes cidades e países sempre fez parte da rotina dele. Além disso, ele também já viveu fora do país, nos Estados Unidos, Inglaterra e Japão.

Graduado em Engenharia Eletrônica, Cesar era cliente da Mala & Cuia quando recebeu o convite inesperado: ser guia acompanhante de grupos que percorrem diferentes destinos internacionais. A ideia foi muito bem-vinda e entrou facilmente na rotina do profissional.

“Eu já tinha bastante experiência com viagens, mas quando iniciei o trabalho gostei mais ainda, principalmente por ter contato com pessoas de diferentes personalidades e áreas de atuação. Comecei a entender mais os viajantes e suas ansiedades em relação às viagens”, explica o guia, que já tem 55 países no currículo.

Para cumprir atividades em distintas cidades, Cesar se prepara bastante e estuda os roteiros, uma de suas paixões. Ele analisa mapas, anota dicas e deixa tudo esquematizado no celular. A dedicação tem reflexos positivos: quem embarca com ele recebe muitas informações e dicas sobre lugares que muitas vezes estão fora da programação diária.

 “Os passageiros do grupo precisam do apoio do guia, que os ajuda com o idioma e também para aproveitar mais a viagem, principalmente na parte que não está no roteiro”, explica.

Quando se fala em programação fora do roteiro, César é um especialista. No tempo livre da viagem ele geralmente convida o grupo para passeios inusitados e criativos. Ele brinca, e chama estes momentos de “passeios de pobre”, pois são feitos a pé ou de transporte público, para que os viajantes se sintam como moradores do local. Caso seja a primeira vez dele em um destino, para acertar na programação extra, ele acorda mais cedo e percorre as atividades antes mesmo de levar os viajantes.

“Se já fui ao local, geralmente indico o que eu já conheço, porque tenho os passeios mapeados. Se a cidade é nova, estudo tudo antes e, quando tenho tempo, saio bem antes do grupo para conhecer a região. Depois, volto ao hotel e nos encontramos no horário marcado. Fiz isso na Rússia, por exemplo, porque precisávamos andar de metrô e eu precisava saber como funcionava”, diz.

O resultado da dedicação é a satisfação dos passageiros, que ainda têm a oportunidade de conhecer melhor uma cidade, fazer compras e fotos diferenciadas. “Tento dividir as saídas extras em turismo e, depois, compras. Isso facilita muito”, afirma.

Nos deslocamentos nos aeroportos, ele procura sempre expor o trajeto que será feito e os locais de parada e encontros, para que todos se sintam seguros.

 “Às vezes, pessoas sonham uma vida inteira em estar nos lugares que muitas vezes viram somente em filmes e, de repente, se deparam com a realidade de estarem fisicamente nestes sonhos. Este é o meu maior prazer. Sentir que estão felizes em poder realizar seus desejos”, afirma.

De todos os lugares que conhece, César destaca o Canadá, a cidade de Praga, na República Tcheca, Istambul, na Turquia, e Vietnã.

 “O Canadá parece dois países em um só. E em Praga tem um ar romântico, a qual considero a mais bela das que conheço”, lembra.

Apesar de as viagens já fazerem parte da rotina de César, ele ainda se surpreende muito com os lugares que visita. A primeira viagem à Índia foi assim.

“Tenho que confessar que torcia para não ser escalado para ir à Índia. Quando fui, tive que fazer uma introspecção para me convencer de que seria um desafio. E valeu muito a pena, pois me marcaram muito as belezas naturais e culturais e, principalmente, a característica gentil do povo. Até hoje mantenho contato com um dos motoristas que nos levou pelo sul da Índia. Recentemente me convidou para o casamento dele inclusive.”

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese