fbpx
Catedral do Sangue Derramado
Fonte: iStock

A Rússia é o berço de muitos escritores importantíssimos para a história, que nos deixaram uma vasta herança de obras literárias. Fiódor Dostoievski, Anton Tchekhov e Leon Tolstoi são apenas alguns que deixaram as suas marcas não somente na Rússia, mas no mundo inteiro.

Uma característica que une a maioria dos grandes nomes da literatura russa é o fato de que eles ambientaram as suas histórias e tiraram as suas inspirações de cidades e pontos turísticos locais. Ficou com curiosidade para saber mais? Então, confira abaixo o nosso roteiro literário pela Rússia do ponto de vista de duas importantes cidades: São Petersburgo e Moscou.

Pontos literários em São Petersburgo

São Petersburgo é a segunda maior cidade russa em extensão, com cerca de 4,9 milhões de habitantes. Muitas vezes referida como a capital cultural da Rússia, a cidade é repleta de museus, como o imponente Hermitage, e seu centro histórico possui diversos monumentos tombados como Patrimônio Mundial pela Unesco.

São Petersburgo
Fonte: Freepik

 

São Petersburgo
Fonte: Freepick

Na literatura, a cidade foi citada diversas vezes pelos escritores que lá viveram, como Dostoievski, Pushkin, Anna Akhmatova e Vladimir Nabokov. Hoje, suas casas, onde escreveram muitas de seus mais famosos trabalhos, foram transformadas em museus e são abertas à visitação para o público. Abaixo, trazemos alguns dos pontos turísticos que foram cenários ou mesmo lembrados em suas obras.

Dostoevsky
Fonte: Visual Hunt

Ponte Anitchkov

Ponte Anitchkov
Fonte: Flickr

 

Ponte Anitchkov
Fonte: Visual Hunt

São Petersburgo é rodeada de pontes e canais, que fazem parte de sua identidade local. Um desses pontos que foram exaltados por escritores como Pushkin, Dostoievski e Nikolai Gógol foi a ponte Anitchkov, construída entre 1841 e 1842, sobre o canal Fontanka.

Canal Fontanka

Canal Fontanka
Fonte: Visual Hunt

O canal Fontaka foi cenário de muitas histórias e serviu como inspiração para diversos autores, como Anna Akhmatova, que morou às margens do Fontanka. O lugar também apareceu nas páginas dos livros O Retrato, de Gógol, e Pobre Gente, de Dostoievski.

Canal Griboiedov

Canal Griboiedov
Fonte: Visual Hunt

O canal Griboiedov, que desemboca no Fontanka, foi construído em 1739 e era conhecido como canal Catarina, em homenagem à imperatriz Catarina, a Grande. Mais do que isso, o canal é um prato cheio para os fãs de Dostoievski, que o visitam para conhecer os cenários do livro Crime e Castigo.

Pontos literários em Moscou

Berço de Alexandre Pushkin e onde viveram célebres autores como Vladimir Maiakovski e Liev Tolstói, Moscou também é um excelente destino para quem deseja conhecer a Rússia a partir de sua literatura. Moscou é a capital e a cidade mais populosa do país, com mais de 12 milhões de habitantes. É também a sede do Kremlin, fortaleza composta por cinco palácios e uma muralha, onde fica a residência oficial do governo russo.

Pontos turísticos de Moscou
Fonte: Visual Hunt

Nos arredores de Moscou é possível conhecer a casa onde morou Liev Tolstói, autor de Guerra e Paz e Anna Karenina. Conhecida como Yasnaya Polyana, a propriedade foi o local onde ele escreveu boa parte de suas obras, permanecendo preservada para que o público conheça como viveu este grande escritor.

Yasnaya Polyana
Fonte: Visual Hunt

A capital russa também inspirou outros autores, que destacaram alguns de seus pontos turísticos, entre eles:

Patriarch Ponds

Patriarch Ponds
Fonte: okoGuide

O Patriarch Ponds é uma praça bastante famosa em Moscou, que serviu como cenário para cenas importantes dos livros Anna Karenina, de Tolstói, e o Mestre e a Margarida, de Bulgakov. É um belo refúgio verde em meio ao perímetro urbano. Perto dali, fica o apartamento onde viveu Bulgakov, preservado até hoje e aberto para a visitação.

Cemitério Novodevichy

Não é exatamente um local de inspiração dos escritores, mas sim o lugar onde muitos deles descansam: Bulgakov, Chekhov e Gogol estão entre os mais célebres. A beleza do cemitério, repleto de esculturas e tumbas, é um dos motivos que fazem essa ser uma parada obrigatória no tour literário pela Rússia.

Cemitério Novodevichy
Fonte: VIsual Hunt

 

Cemitério Novodevichy
Fonte: Visual Hunt

E então, gostou de conhecer um pouco dos principais pontos turísticos literários da Rússia? Esse é um ponto de vista apenas dos escritores mais célebres, mas a Rússia tem muito mais a oferecer em questão de cultura e história. Até a próxima!


Moscou com Anel Dourado

Confira todos os detalhes do pacote (valores, datas, hotéis, serviços, etc).

Total
1
Shares
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese